Brasil Nunca Mais – O Cinema Político Brasileiro

 
A Mostra Digaai do Cinema Brasileiro exibe filmes brasileiros e promove debates sobre a sociedade e a cultura brasileira.
Durante estes primeiros quatro anos apresentamos mais de cinquenta filmes. Em 2021, a Mostra Digaai de Cinema Brasileiro, na sua quinta edição, apresentará filmes ligados ao período da história do Brasil que vai da resistência organizada pelo Governador Brizola para garantir a pose constitucional do Vice Presidente João Goulart, passando pelo seu governo, o golpe civil-militar de 1964, a repressão aos movimentos de resistência armados, a luta dos camponeses e trabalhadores e o movimento pela redemocratização.
O título desta edição, “Brasil, Nunca Mais” faz uma homenagem ao diretor Ricardo Carvalho, diretor do documentário Coragem – As muitas Vidas do Cardeal Paulo Evaristo Arns e que foi também co-organizador de um dos mais importantes documentos sobre a ditadura ainda durante o período militar: o projeto “Brasil, Nunca Mais” que virou um livro denunciando as torturas, desaparecimentos e assassinatos perpetrados pelo regime militar.
Queremos com esta amostra relembrar momentos importantes da nossa história que continuam presentes e que ameaçam constantemente os períodos

democráticos que vivemos de tempos em tempos. O propósito é fazer uma discussão sobre esses momentos históricos que continuam marcando a nossa história recente.
A seleção dos filmes foi baseada no Guia do Cinema Político da Professora Walnice Nogueira Galvão, Professora Emérita da FFLCH da USP, publicado originalmente na Revista Teoria e Debate. Os filmes não são apresentados necessariamente em ordem cronológica.
Esta Mostra se faz em parceria entre o Digaai, e o Grupo da Mulher Brasileira (GMB).
O Digaai é uma plataforma digital que agrega e faz a curadoria da produção cultural da diáspora brasileira por meio de texto, áudio, vídeo e imagens quedocumentem a diversidade cultural das comunidades imigrantes brasileiras mundo afora. O conteúdo da plataforma é obtido tanto pela contribuição espontânea dos participantes como do material coletado por voluntários e colaboradores do Digaai.
O Grupo da Mulher Brasileira, foi fundado em 1995, por um grupo de mulheres imigrantes brasileiras de diversas raças e classes sociais. As mulheres esperavam “fazer a diferença” na comunidade em geral, incentivando seus membros a defender seus direitos nos Estados Unidos. A missão do grupo é promover o empoderamento da mulher e da comunidade brasileira na área de Boston.
As sessões são gratuitas e ocorrem na última sexta-feira de cada mês, às 19 horas pelo Zoom do Digaai com exceção da última apresentação que será na primeira
sexta-feira, 3 de Dezembro. Infelizmente, alguns dos filmes desta edição não contam com legendas em inglês. Caso não esteja inscrito na lista de membros do Digaai ou do GMB use os seguintes e-mails para inscrever-se: [email protected] ou [email protected]
 
PROGRAMACÃO 2021
Terra em Transe (1967)
Diretor: Glauber Rocha
Data: 29 de Janeiro
Análise dos impasses constituídos pelo embate entre as diferentes linhas de força então em presença na sociedade brasileira, a caminho do golpe de 1964. Ponto alto do Cinema Novo.
 
Cabra Marcado Pra Morrer (1984)
Diretor: Eduardo Coutinho
Data: 26 de Fevereiro
As filmagens tiveram início em 1964 e seu objetivo era contar a história do líder da Ligas Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, assassinado dois anos antes. Com o golpe de 1964, os militares cercaram o local das filmagens, impedindo sua continuação. Vinte anos depois, Coutinho voltou à região e reencontrou a viúva Elizabeth Teixeira e muitos companheiros do líder camponês. O resultado foi um documentário único.
 
 Um Golpe Contra o Brasil (2013)
Diretor: Alípio Freire
Data: 26 de Março
O diretor, militante histórico, fez esse filme para que não esqueçamos o golpe de 1º de abril, origem do infame regime que duraria 21 anos. Minuciosa narrativa dos eventos de então.
 
Jango (1984)
Diretor: Silvio Tendler
Data: 30 de Abril
O encerramento da ditadura, então recente, propiciou esse filem. Que procede ao exame minucioso da carreira e particularmente da gestão do presidente deposto, detendo-se nas manobras que conduziram a sua derrubada no golpe de 1964.
 
O Dia que Durou 21 Anos (2013)
Diretor: Camilo Tavares
Data: 28 de Maio
Documentação e registro do panorama internacional, sobretudo da ingerência dos Estados Unidos no golpe de 1964.
  
Hércules 56 (2007)
Diretor: Silvio Da-Rin
Data: 25 de Junho
Documentário que registra as negociações e a libertação de presos políticos brasileiros em troca do embaixador Americano sequestrado.
 
Marighella (2012)
Diretor: Isa Grinspum Ferraz
Data: 30 de Julho
Documentário sobre a vida de um dos maiores líderes da luta armada, traz testemunho de sua viúva Clara Charf, do filho e de companheiros de militância na Aliança Nacional Libertadora (ALN).
 
Araguaya – A Conspiração do Silêncio (2004)
Diretor: Ronaldo Duque
Data: 27 de Agosto
Longa-metragem de ficção baseada em pesquisa empreendida pelo realizador e roteirista Ronaldo Duque sobre a Guerrilha do Araguaia. A Ditadura Militar descobre o movimento guerrilheiro em 1972, e durante três campanhas militares brutalmente assassina a maior parte dos membros da guerrilha e massacra e tortura a população local.
                                       
Cidadão Boilesen (2009)
Diretor: Chaim Litewski
Data: 24 de Setembro
Documenta a vida do alto executivo da Ultragás, dinamarquês naturalizado brasileiro, que, além de financiar generosamente a tortura, também gostava de participar dela, e que acabaria por ser justiçado pelos guerrilheiros.
 
Chão de Fábrica (2018)
Diretor: Renato Tapajós
Data: 29 de Outubro
O filme conta a história da luta dos trabalhadores brasileiros desde 1978 até os dias atuais, com enfoque no movimento sindical, naquilo que ficou conhecido como o Novo Sindicalismo.
 
Democracia em Preto e Branco (2014)
Diretor: Pedro Asbeg
Data: 26 de Novembro
A importante participação do Esporte Clube Corinthians na redemocratização e na campanha das Diretas Já. Sócrates e Casagrande à frente, apareceram em campo fazendo abertamente propaganda dessas duas causas. Lutaram também pela democratização interna do time e do clube.
 
Tancredo – A Travessia (2010)
Diretor: Silvio Tendler
Data: 3 de Dezembro
Documenta a participação de destaque desse político na campanha das Diretas Já, indo até sua eleição indireta para a Presidência da República e falecimento antes de ocupar o cargo.
 

PARA ACESSAR INFORMAÇÕES SOBRE AS OUTRAS MOSTRAS CLICK NOS LINKS A SEGUIR:

 

 

 
 
GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS: V MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO – CINE DIGAAI – 2021
[wonderplugin_gridgallery id=48]