O INSTITUTO

QUEM SOMOS

O Instituto Diáspora Brasil (IDB) é uma organizacão independente, sem fins lucrativos, pautada numa ideia simples: o conhecimento empodera. 

Nossa missão é facilitar a pesquisa e a elaboração de políticas públicas voltadas ao  empoderamento cultural, político e econômico das comunidades brasileiras residentes no exterior e suas organizacões. Essa missão é realizada pela produção, agregação, classificação e curadoria de textos, documentos, livros, dados e testemunhos que facilitem o entendimento dos processos migratórios dessas populações, suas histórias e memórias. 

Os textos e estudos produzidos servem de base para a advocacia junto aos setores público e privado. Brasileiros imigrantes, pesquisadores, estudantes, jornalistas, sindicalistas, ativistas e políticos formam o nosso público alvo.

CARTA DE FUNDAÇÃO DO IDB

 

WHO WE ARE

Instituto Diaspora Brasil (IDB) is an independent, non-profit organization based on a simple idea: knowledge empowers.

Our mission is to facilitate research and the development of public policies aimed at the cultural, political and economic empowerment of Brazilian communities residing abroad and their organizations. This mission is carried out by the production, aggregation, classification and curation of texts, documents, books, data and testimonies that facilitate the understanding of the migratory processes of these populations, their histories and memories.

The texts and studies produced serve as a basis for advocacy in the public and private sectors. Brazilian immigrants, researchers, students, journalists, trade unionists, activists and politicians form our target audience.

IDB’s FOUNDING LETTER 

FAÇA PARTE

Não podemos atingir nossos objetivos sem pessoas como você, e é por isso que trabalhamos com vários parceiros no Brasil e no exterior. O IDB é produto do trabalho de uma rede de colaboração. Junte-se a nós! É simples – basta preencher o formulário abaixo e aguardar o nosso contato. Sua ajuda é preciosa e nós sabemos disso. 

BE PART OF IT

We cannot achieve our goals without people like you, which is why we work with several partners in Brazil and all over the world. The IDB is the product of the work of a collaborative network worldwide. Join us. It’s very simple, you just need to fill out the form on the button below and wait for our contact. Your help is precious and we know it.

CONSELHO E COLABORADORES

Gente de todos os cantos e background faz parte da nossa equipe. São nossos Conselheiros, Colaboradores e Parceiros. Isso reflete o perfil da nossa comunidade e baliza a estratégia de contínua busca de ampliação da diversidade do Instituto.

Alvaro de Castro e Lima

Alvaro de Castro e Lima

Fundador

Diretor de Pesquisa da Boston Planning and Development Agency (BPDA). Foi Diretor da Initiative for a Competitive Inner City, uma organização fundada pelo Professor Michael E. Porter. Mestre em Economia Política pela New School for Social Research.

Mariana Dutra

Mariana Dutra

Diretora Executiva       

Pesquisadora e gestora de projetos. Atua em organizações sociais no Brasil e nos Estados Unidos nas áreas de políticas públicas, cidadania e migrações. Mestre em Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo (FPA) em conjunto com a Latin American Social Sciences Institute – FLACSO.

Alanni B. de Castro

Alanni B. de Castro

Conselheira e Pesquisadora Associada

Mestre em Administração pela PUC-Minas. Pós-graduada Agente de Desenvolvimento em Coops. pela Universidade Newton Paiva e em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral.

Alanni é responsável pelas ações do SEBRAE-MG para o desenvolvimento econômico.

Deborah Baesse

Deborah Baesse

Conselheira

Doutora em Ciências com mestrado em educação, Deborah atua nas áreas de educação, comunicação, relações institucionais e inovação. 

Deborah é professora licenciada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Alex Guedes Brum

Alex Guedes Brum

Conselheiro e Pesquisador Associado 

Doutor em História e Política pela Fundação Getulio Vargas e mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense. Alex é autor do livro Brasileiros no Exterior: o Caso da Flórida. Pesquisa as políticas da Argentina, Brasil e México para os emigrantes e seus descendentes no exterior.

Manuel Mendes

Manuel Mendes

Conselheiro

Manuel Mendes é co-fundador do Boston Innovation Gateway (BIG) e sócio do IXL Center (IXL), ambos com presença em quatro continentes e com sede em Massachusetts.

Manuel e Conselheiro do Global Innovation Management Institute e da Harvard Entrepreneurship Association.

Angelo Ishi

Angelo Ishi

Conselheiro e Pesquisador Associado

Angelo Ishi é professor titular da Faculdade de Sociologia da Musashi University, em Tóquio. Formou-se em Jornalismo na USP e fez mestrado em Ciências Sociais na Universidades de Niigata no Japão, e doutorado na Universidade de Tokyo.

André Simões

André Simões

Conselheiro

André é Coordenador de Direitos Trabalhistas e Pesquisador no Brazilian Worker Center. Trabalhou no Instituto Guaicuy como Analista de Campo.

André tem mestrado em Ciências Sociais pela  Universidade Federal de São Paulo (USP).

Heloisa Galvão

Heloisa Galvão

Conselheira

Heloisa Maria Galvão é Co-fundadora e Diretora Executiva do Brazilian Women’s Group, uma organização fundada em 1995 e sediada em Boston. O Grupo tem como missão  defender os direitos das mulheres e imigrantes.

Lenita Reason

Lenita Reason

Conselheira

Lenita é Diretora Executiva do Brazilian Worker Center, uma organização voltada para a defesa dos trabalhadores  imigrantes.

Recentemente, Lenita cocluiu o Certificate in Labor Studies at na UMass-Boston.

Talor Boas

Talor Boas

Conselheiro

Taylor Boas e Professor da Universidade de Boston onde leciona Ciencia Politicas e Estudos Latino Americanos.

Ele tem  Ph.D. em ciencias politicas pela Universidade da California-  Berkeley.

Margareth Shepard

Margareth Shepard

Conselheira

Margareth e uma empresaria brasileira. Ela serviu por dois mandatos como Vereadora pelo Distrito 7 da cidade de Framingham.

Recentemente ela concorreu a Deputada Estadual pelo Distrito 6 do Middlesex County.

Leonardo Cavalcanti

Leonardo Cavalcanti

Conselheiro

Leonardo é Professor Associado na Universidade de Brasília (UnB) e Coordenador Científico do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).

Foi Professor Ayudante Doctor (tenure track), durante o período 2008-2013, no Departamento de Sociologia da Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). 

Flávio Carvalho

Flávio Carvalho

Conselheiro

Flávio Carvalho formou-se no bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura para o Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também cursou o Mestrado em Ciência Política. Formou-se ainda  Interculturalidade pela Universidade de Girona, na Espanha.

Guilherme Baratho

Guilherme Baratho

Conselheiro

Guilherme é doutorando da  Northeastern University com mestrado e bacharelato em sociologia pela Universidade de Chicago e a Universidafe da Califórnia. Utilizando métodos qualitativos, ele estuda o papel da religião em relação a política no Brazil.  

Valéria Sasser

Valéria Sasser

Conselheira

Valeria tem um mestrado em Educacao e Lingua de Heranca pela San Francisco State University (SFSU).

Ela trabalha no Judicial Council da California (JCC) como Analista Associada e Coordenadora do Servico Regional de Interpretacao.

Everton Costa

Everton Costa

Conselheiro

Everton e Coordinator of Talent Acquisition Learning and Growth das Escolas Publicas de Framingham.

Ele tem mestrado e doutorado em Lingustica Aplic ada pela Universida Federal do Rio grande do Sul.

Miguel Kamiunten

Miguel Kamiunten

Conselheiro

Miguel e Professor e Coordenador dos polos da Universidade Catolica de Brasilia EAD do Japao.

Miguel, e Co-fundador do Movimento Brasileiros Emigrados (MBE) juntamente com Valeria Sasser. Ele e tambem fundadr do Brazilia Business Group Asia (BBG-ASIA).

Eduardo Siqueira

Eduardo Siqueira

Conselheiro

Eduardo Siqueira é Doutor em Políticas no Ambiente de Trabalho pela Universidade de Mass. Lowell e Mestre em Políticas e Administração em Saúde pela Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins. Eduardo Siqueira graduou-se em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Heloiza Barbosa

Heloiza Barbosa

Conselheiro

Heloiza e produtota, escritora e pesuisadora. Ela apresenta e p;roduz o podcast em lingua portuguesa FAXINA.

Em 2021, FAXINA foi considerado o melhor podcast do Third Coast Audio Festival.

Piera Varin

Piera Varin

Conselheira

Piera e artista-educadora trabalhando com musica e danca.

Desde 2008, ela vem ensinando criancas e jovens de escolas publicas e privadas. No Brasil, ela trabalhou com varias instituicoes governamentais.

Rejane De Musis

Rejane De Musis

Conselheira

Rejane De Musis é músico-educadora, musicoterapeuta, produtorae pesquisadora. Vem ensinando criaças desde 2000. Ela realizou e produz o projeto Praticutucá, que engloba dicersas ações para criaças falantes de português como língua de herança. Rejane está à frente da biblioteca Black LGBTQA+ Cafuné.

Rodrigo Borges

Rodrigo Borges

Conselheiro

Rodrigo e jornalista, mestre em Comunicacao , fundador e editor do MigraMundo.

Ele foi reprter da CBN,. da Folha de Sao paulo e do Portal Bitcoin. Atualmente. ele trabalha como Relacoes Puiblias da Sherlock Communications. 

Vinicius Travincas

Vinicius Travincas

Pesquisador Associado

Vinicius é analista de dados graduado em Design pela Universidade Ceuma. É specialista em PowerBI.

Como colaborador ele ajuda na preparação,  análise e apresentação dos dados do Instituto.

Thiago Santana Lopes

Thiago Santana Lopes

Pesquisador Associado

Thiago é engenheiro civil de formação com especialização em geo-processamento e análise espacial.

Como colaborador ele ajuda na georeferenciamento e mapeamento dos dados.