A Mostra Digaai de Cinema Brasileiro exibe filmes brasileiros e promove debates sobre a sociedade e cultura do Brasil. A idéia é integrar ao debate a comunidade imigrante brasileira, convidados de outras nacionalidades econtextos culturais, buscando gerar consciência sobre as diferentes identidades que convivem no espaço urbano de Boston e arredores.
Em 2020, a Mostra Digaai de Cinema Brasileiro, na sua quarta edição, exibiu filmes que contam com a presença de personagens femininos ou de filmes dirigidos por mulheres, uma forma de celebrar os 25 anos do Grupo da Mulher Brasileira.
Este evento é uma parceria entre o Digaai e o Grupo da Mulher Brasileira (GMB), com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Boston.
O GMB foi fundade em 1995 por um grupo de mulheres imigrantes brasileiras de diversas raças e classes sociais. As mulheres espravam “fazer a diferença” na comunidade em geral, incentivando ses membros a defender seus direitos nos Estados Unidos.
A missão do Grupo da Mulher Brasileira ee promover o empoderamento da mulher e da comuniadde brasileira na área de Boston.
As sessões são gratuitas e ocorrem na primeira sexta-feira de cada mês, às 19 horas, no Espaço Digaai. Todos os filmes são apresentatdos com legendas em inglês.
LISTA DE FILMES:
Democracia em Vertigem – é um documentário brasileiro de 2019 dirigido por Petra Costa, que retrata os bastidores do impeachment da presidenta do Brasil Dilma Rousseff, o julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, o pleito que elegeu o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e a crise político-econômica no país.
Central do Brasil – a amarga ex-professora Dora ( Fernada Montenegro), se sustenta ouvindo pessoas analfabetas que querem escrever cartas para suas famílias e embolsar o dinheiro sem nunca enviar os envelopes. Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), filho de 9 anos de um dos clientes, é deixado sozinho quando sua mãe morre em um acidente de ônibus. Dora se junta ao menino em uma viagem para encontrar seu pai desaparecido. O filme é dirigido por Walter Sales.
Carmen Miranda Banana is My Business – é um documentário de 1995 filmado e dirigido e escrito por Helena Solberg. O documentário narra a vida e a carreira de Carmen Miranda, o símbolo hollywoodiano do espírito latino-americano na década de 1940.
Mulheres da Terra – conta a história de uma jovem mulher que inicia uma jornada para se tornar parteira viajando por Comunidades indígenas, quilombolas e rurais no Nordeste do Brasil. Nessa caminhada, Mayara conhece três mulheres que lhes mostram a importância de sua profissão para a comunidade onde vivem. Por meio de seus trabalhos, rituais, dificuldades e devoção, elas nos ensinam como a sabedoria do passado pode curar o futuro.
O Processo – o filme documenta o julgamento de Dilma Rousseff, com foco na equipe de defesa, que luta para provar sua inocência contra o voto majoritário de um congresso corrupto. O filme apresenta a história pessoal de Dilma: ela própria presa e torturada pela ex-ditadura militar, agora enfrenta impeachment acusada de crimes fiscal. Rousseff se declara inocente e acusa a oposição de direita de perpretar um golpe de estado parlamentar. O filme é dirigido por Maria Ramos.
Maria Bethânia: Pedrinha de Aruanda – filme de Andrucha Waddington é um registro singular que tem como ponto de partida a comemoração do aniversário de sessenta anos da cantora, celebrados durante uma apresentação em Salvador e uma missa em Santo Amaro, sua cidade natal, em 2006. É na casa onde a artista passou sua infância e adolescência que acontece o ápice do filme: a seresta familiar na varanda, com a participação de sua mãe, Dona Canô, do irmão, Caetano Veloso, e do violonista e maestro Jaime Alem, entre outros.
Elena – é um documentário de 2012 dirigido por Petra Costa. A obra é baseada na vida de Elena Andrade – irmã mais velha de Petra, que havia se mudado para Nova Iorque com o sonho de ser atriz. O roteiro é de autoria de Petra Costa e Carolina Ziskind, depoimentos, ensaios fotográficos, imagens de arquivo e entrevista com a diretora, o primeiro documentário longa metragem de Petra.
Tieta do Agreste – dirigido por Cacá Diegues, com Sônia Braga, Marília Pêra, Chico Anísio, e Cládia Abreu. Justamente quando a família começa a acreditar de qela está morta e que podem esperar uma rica herança, Tieta retorna de São Paulo para sua terra natal Santana do Agreste na Bahia, da qual havia sido froçada a sair há algum tempo depois de ser expulsa pelo seu pai em frente da população local. O filme é baseado na obra de Jorge Amado.
A Vida Invisível – é um filme dramático co-produzido internacionalmente em 2019 dirigido por Karim Ainouz baseado no romance de 2016, The Invisible Life of Eurídice Gusmão de Martha Batalha. O filme ganhou o prêmio principal. Foi também selecionado como a entrada brasileria de longa metragem internacional no 92º Oscar mas não foi indicado.
Gabriela, Cravo e Canela – o cenário principal é a Bahia. Em 1925, uma retirante chamada Gabriela (Sônia Braga) chega a Ilhéus, fugindo de uma das maiores secas da história do Nordeste. Com sua beleza e sensualidade, ela conquista a todos os homens da cidade, especialmente Nacib, o proprietário do bar mais popular da região. Gabriela vai trabalhar para Nacib e os dois iniciam um relacionamento que fica tão intenso que eles acabam por se casar. Porém, tudo muda quando Gabriela o trai com Tonico Bastos, o maior mulherengo e conquistador da cidade. O filme se baseia no livro de Jorge Amado Gabriela, Cravo e Canela, lançado em 1958.
Xica da Silva – é um filme de 1976, dirigido por Cacá Diegues, com Zezé Motta e Walmor Chagas nos papéis principais. O filme é baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos que conta a história do representante da Coroa Portuguesa, João Fernandes que apaixona-se pela escrava negra Xica da Silva e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes.
A Hora da Estrela – é um filme sobre o livro homônimo de Clarice Lispector em que acompanhamos a vida da personagem Macabéia, uma imigrante nordestina que vive em São Paulo e trabalha como datilógrafa. Trata-se de uma das obras mais famosas da escritora Clarice Lispector.
 

PARA ACESSAR INFORMAÇÕES SOBRE AS OUTRAS MOSTRAS CLICK NOS LINKS A SEGUIR:

 

 

 
 
GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS: IV MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO – CINE DIGAAI – 2020

[wonderplugin_gridgallery id=39]