DETENÇÃO, REPATRIAÇÃO E DEPORTAÇÃO

O regime internacional de direitos humanos surgido após a segunda guerra mundial aspirava uma nova ordem mundial construída sobre uma base de respeito a “dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).  Em sua interpretação mais tradicional e presente desde os primeiros momentos, a declaração serviria apenas para regular a relação entre os Estados e seus cidadãos. O aumento do fluxo migratório no entanto fez com que cada vez mais fosse necessário produzir legislação específica. Por essa razão, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1949 produziu a Convenção de Imigração para o Trabalho e, em 1975, a Convenção dos Trabalhadores Imigrantes. Essas duas convenções procuravam garantir que os imigrantes recebessem o mesmo tratamento e tivessem os mesmos direitos que os trabalhadores do país receptor, independentemente de nacionalidade, raça, religião ou sexo. A segunda trata mais especificamente da questão da imigração ilegal e do tráfico de pessoas.

O reconhecimento do indivíduo no campo internacional enquanto sujeito de direitos inalienáveis e a autonomia dos estados no que se refere as migrações cria uma tensão cada vez maior favorecendo na prática o poder estatal sobre o acesso ao seus territórios. Diante disto, conflitos e abusos tornam-se realidades diárias nas fronteiras deixando milhares de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

Entre 2003 e 2018, 4.617,463 migrantes foram deportados dos Estados Unidos. 2012 e 2009 foram os anos de maior número de deportações 407.821 e 401.501 deportações, respectivamente. Estas deportações acontecem em governos democráticos ou republicanos. Por exemplo, o governo democrata do Presidente Obama deportou 3,4 milhões de migrantes excedendo os 2,2 milhões deportados durante a presidência de George Bush, e cerca de 870.000 durante o Governo Clinton (U.S. Department of Homeland Security, 2016).

De acordo com a Polícia Federal cerca de 50 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre o México e os Estados Unidos no ano passado. O crescimento foi de 500% em relação a 2020, sendo que mais da metade desses imigrantes são do leste de Minas, de cidades próximas a Governador Valadares.

Entre 2020 e 2021, foram 1.304 brasileiros deportados dos Estados Unidos, entre eles, noventa menores. Em 2022 já são mais de 2,2 mil brasileiros deportados. Há relatos de brasileiros submetidos a prisão, humilhação, privação de alimentos e medicamentos, além de impossibilidade de comunicação com seus familiares e advogados. Em outubro de 2019 o governo de Jair Bolsonaro atendeu a um pedido do então governo de Donald Trump e assinou uma portaria autorizando as deportações à força de brasileiros que viviam nos Estados. Desde então, já chegaram no Brasil mais de 68 vôos com deportados brasileiros e a expectativa do governo democrata de Joe Biden é de aumentar de dois para tres vôos semanais.

Cutting the Fence, Sabotaging the Border: Migration as a Revolutionary Practice

 

Ethemcan Turhan, Marco Armiero, 2017.

Precisa de uma descrição aqui.

 

The Criminalization of Immigration in the United States

 

Walter A. Ewing,Daniel E. Martínez,Rubén G. Rumbaut, 2015.

Precisa de uma descrição aqui.

 

From Birthright Citizenship to Open Borders? Some Doubts

 

Speranta Dumitru, 2014.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2012 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2013.

Precisa de uma descrição aqui.

 

Brasileiros Naturalizados por Estado

 

Heloisa Maria Galvão, 2012.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2011 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2012.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2010 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2011.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2009 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2010.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2008 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2009.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2007 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2008.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2006 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2007.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2005 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2006.

Precisa de uma descrição aqui.

 

2004 Yearbook of Immigration Statistics

 

Office of Immigration Statistics, 2005.

Precisa de uma descrição aqui.