
COMO VOTAM OS EMIGRANTES BRASILEIROS
Eleições Presidenciais Brasileiras no Exterior (1989 – 2022)
A participação dos emigrantes no processo político dos seus países de origem, seja pelo exercício do voto ou pela capacidade de concorrer a cargos eletivos, é expressão do aumento significativo da migração internacional e das crescentes atividades transnacionais destes emigrantes.
O livro Ausente & Presente: O Voto Brasileiro no Exterior e a Necessidade de uma Reforma Eleitoral (Lima, 2022), investiga a participação dos emigrantes brasileiros no processo eleitoral brasileiro, as características do eleitorado brasileiro no exterior, seu nível de participação nas eleições anteriores e seus padrões de votação. Além destes aspectos, arrola, de forma bastante abreviada, algumas barreiras e impedimentos à participação plena dos brasileiros emigrantes no processo eleitoral brasileiro, abordando ainda, a necessidade de reformas eleitorais que garantam o sufrágio universal. Por fim, o livro inclui algumas sugestões sobre possíveis linhas de inquérito.
A análise tem caráter exploratório da série 1989, primeira eleição em que os emigrantes puderam votar, até a eleição de 2018. A eleição relizada este ano, 2022, aparece em análise separada. Os dados utilizados são oriundos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes á Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) que atende os brasileiros que possuem domicílio eleitoral fora do país. Para as estimativas da população brasileira, são dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A composição demográfica da população emigrante foi extraída do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Acompanhando o livro, que pode ser baixado clicando a figura ao lado, a base de dados assim como uma visualização dos dados podem ser acessados nos links abaixo.
ELEIÇÕES BRASILEIRAS NO EXTERIOR (1989 – 2022) – PARA DADOS COMPLETOS CLICK AQUI
PARA DADOS GEO-ESPACIAIS CLICK AQUI
PARA A APRESENTAÇÃO CLICK AQUI
REPOSITÓRIO DE DADOS ELEITORAIS – TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (STF):
IMPRENSA:
https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1174144140198558
Metropolitan News USA: Alvaro Lima lança livro sobre como vota o brasileiro no exterior
Uol: Zona eleitoral ZZ: o voto dos eleitores brasileiros no exterior
Brazilian Times: Quase 700 mil brasileiros no exterior poderão votar nestas eleições presidenciais
Acontece: Brasil 2022 – Aproximadamente 700 mil eleitores poderão votar no exterior
rfi: Voto dos Brasileiros em Paris: “Quero ter orguhlo de poder dizer de novo que sou do Brasil”
g1: Lula foi Eleito com 51,28% dos votos no exterior; saiba como votaram que moram em outros países
wbur: Brasileiros em Boston se preparam para votar na eleição presidencial
Metrópolis: Lula alcança 47,17% dos votos no exterior, contra 41,61% de Bolsonaro
Brasileiros em Israel
Brasileiros em Israel "Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute...
Brasileiros em Londres
Enquanto o Censo Britânico de 2001 enumerava apenas 8 mil brasileiros morando em Londres, estimativas não oficiais punham este número entre 15.000 e 50.000 (Cwerner, 2001). Hoje, organizações brasileiras baseadas em Londres estimam que…
Brasileiros nos EUA e em Massachusetts
Este documento é patrocinado pelo Instituto Gaston e pelo Instituto Diaspora Brasil (IDB). Ele atualiza o relatório ‘Brasileiros nos EUA e em Massachusetts: Um Perfil Demográfico e Econômico’ publicado em 2007 por Álvaro Lima e Carlos Eduardo Siqueira.
As comunidades imigrantes…
Brasileiros na Itália
A imigração brasileira para a Itália tem raízes históricas. Na primeira metade do século XIX, o Brasil foi pressionado pelo Reino Unido para acabar com o tráfico de escravos criando uma crescente escarces de mão-de-obra nas zonas de expansão cafeeira. A primeira medida adotada pelos senhores do café …
Brasileiros no Canadá
Embora as relações entre Brasil e Canadá remontem a 1866 quando o Canadá inaugurou sua primeira missão comercial no território brasileiro, o primeiro registro de movimento migratório que se tem conhecimento ocorreu em 1902, quando um grupo de 48 brasileiros viajou em direção a …
Instituto Diáspora Brasil atualiza perfil da comunidade brasileira em MA
O Instituto Diáspora Brasil realizará um estudo para atualizar o perfil da comunidade brasileira em Massachusetts nos próximos meses. O objetivo é compreender as experiências de vida dos imigrantes brasileiros no estado após a comunidade ter quase dobrado de tamanho na última década…
Porque os Brasileiros Voltam – O Retorno
O artigo “O sonho frustrado e o sonho realizado: as duas faces da migração para os EUA”, de Sueli Siqueira, apresenta quatro tipos de retorno. O primeiro é o “retorno temporário”, quando o imigrante define os Estados Unidos (ou outro país qualquer) como seu local de residência, juntamente à sua família assim como …
Remessas Sociais
As remessas são, em geral, entendidas somente como remessas monetárias. No entanto, elas podem também ter natureza social cultural. Peggy Levitt em seu artigo Social Remittances: Migration-driven Local-development Forms of Cultural Diffusion (1998) e subsequente livro The Transnational Villagers (2001), cunhou o termo “remessas sociais” (social remittances) para realçar o fato de que os imigrantes…