CONTE SUA HISTÓRIA

INTRODUÇÃO

Nos anos 1950 o antropologista Gregory Bateson quando perguntado se acreditava na possibilidade da inteligência artificial respondeu que não sabia mas acreditava que quando alguém fizesse uma pergunta sim-ou-não para um computador e ele respondesse “isso me lembra de uma história,” nós estaríamos bastante perto. Contar histórias faz parte da essência do ser humano.

O “Conte sua História” é uma ferramenta do Digaai que permite você contar as suas histórias (ou causos). Embora expressões individuais, juntas, talvez estas histórias representem uma narrativa maior, a história de quem somos…

A história é sua e você escreve o que quiser:

  • Por que você emigrou? Por que para este país/cidade? Você gosta de onde mora? Por que? E comparado ao Brasil ou a cidade de onde você vem?
  • De que você tem saudade? A saudade dói ou é só aquele sentimento de vez em quando que vem e vai mas não deixa sequela? O que você não tem saudade?
  • O que é para você ser imigrante? O que é a comunidade brasileira para você? Você se sente membro d comunidade brasileira? Da sociedade do país onde você vive? De uma comunidade maior de brasileiros no mundo?
  • E as crianças, a família, como é isso? E os jovens? Se sentem brasileiras(os)? Como? Estão integradas(os)? Gostariam de voltar? O que seria voltar na cabeça delas(es)?

… e claro

  • as coisas engraçadas, os erros da língua adotada e as confusões que lhe causaram, as mancadas e os micos;

Instituto Diáspora Brasil atualiza perfil da comunidade brasileira em MA

O Instituto Diáspora Brasil realizará um estudo para atualizar o perfil da comunidade brasileira em Massachusetts nos próximos meses. O objetivo é compreender as experiências de vida dos imigrantes brasileiros no estado após a comunidade ter quase dobrado de tamanho na última década…

Porque os Brasileiros Voltam – O Retorno

O artigo “O sonho frustrado e o sonho realizado: as duas faces da migração para os EUA”, de Sueli Siqueira, apresenta quatro tipos de retorno. O primeiro é o “retorno temporário”, quando o imigrante define os Estados Unidos (ou outro país qualquer) como seu local de residência, juntamente à sua família assim como …

Remessas Sociais

As remessas são, em geral, entendidas somente como remessas monetárias. No entanto, elas podem também ter natureza social cultural. Peggy Levitt em seu artigo Social Remittances: Migration-driven Local-development Forms of Cultural Diffusion (1998) e subsequente livro The Transnational Villagers (2001), cunhou o termo “remessas sociais” (social remittances) para realçar o fato de que os imigrantes…