Lançamento do Livro: Brasileiros nos Estados Unidos: Meio Século (Re)fazendo a América (1960 – 2010).

Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (Re)fazendo a América apresenta análises, até então não publicadas, além de organização de dados produzidos ao longo do período, a respeito desse importante movimento migratório. Nesta publicação, o balanço da imigração brasileira nos Estados Unidos se dá através do criterioso olhar dos autores, que buscaram analisar fatores de influência, características dos imigrantes brasileiros e seus impactos socioeconômicos tanto para as regiões emissoras, quanto para aquelas que os recebem. O caráter transnacional da migração é discutido à luz das características desse fenômeno social, que durante meio século se fez e se (re)faz entre o Brasil e os Estados Unidos. As variáveis do retorno compõem mais um aspecto que, da mesma forma, são amplamente abordadas.

Com uma visão analítica, mas também vivencial, este livro se propõe a contribuir para a compreensão do fenômeno migratório, em direção a políticas e ações de apoio aos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e no mundo. Além de dados e informações provenientes de pesquisas de campo e bibliográficas, o livro Brasileiros nos Estados Unidos – Meio Século (re)fazendo a América traz, sobretudo, uma vasta bagagem a respeito desta travessia.

OS AUTORES:

Alvaro Eduardo de Castro e Lima, nascido em São Luís do Maranhão é Diretor de Pesquisa no Boston Planning & Development Agency (BPDA). Economista de formação com mestrado na New School for Social Research em Nova York.

 

Alanni de Lacerda Barbosa de Castro cresceu em Codisburgo, no interior de Minas Gerais. Administradora de empresas e mestre em Administração pela PUC Minas, possui também especializações em cooperativismo e gestão de projeto.

PARA DOWNLOAD GRATUITO:

 

ABRIDGE  ENGLISH VERSION CLICK HERE.

PARA ACESSAR A BASE DE DADOS E DOCUMENTOS ADICIONAIS CLICK AQUI.

APRESENTAÇÕES:
http://ow.ly/bfmY30duCQl

PARA VISUALIZAÇÃO DOS DADOS CLICK NO LINK A SEGUIR:

 

Brasileiros no Oriente Médio

As populações de brasileiros no Oriente Médio são bastante pequenas e concentradas em poucos países. Israel, com 20.000 brasileiros e o Líbano com 5.000 representam respectivamente (62,7%) e (15,7%) da população brasileira do Oriente Médio.

Brasileiros nos Estados Unidos

A imigração brasileira para os Estados Unidos é parte da longa história dos processos migratórios para este país. O fluxo migratório brasileiro para os Estados unidos é o principal fluxo de saída do Brasil e formou-se de início, com a saída de brasileiros da região sudeste do brasil…

Brasileiros na Califórnia

Segundo o Censo americano de 2000, existiam na Califórnia cerca de 22.931 brasileiros pondo este estado como o estado com a terceira maior concentração de brasilerios nos Estados Unidos. Ainda segundo o Censo de 2000, 13.000 brasileiros viviam na região da grande Los Angeles e 9.000 na região de São Francisco…

Brasileiros no Paraguai

A grande migração brasileira de “fronteira agrícola,” para o Paraguai está ligada aos incentivos oferecidos pelo governo daquele país seguindo a sua política de desenvolvimento agrícola durante o governo Stroessner (1954-1989). Estas políticas incluíram a criação de mecanismos de atração via a outorga de extensas …

Brasileiros na Argentina

A migração brasileira para a Argentina tem por um lado um caráter rural, direcionado principalmente para a província de Missiones e constituído majoritariamente por trabalhadores e pequenos proprietários agrícolas, e por outro, um caráter urbano, voltado para a Região Metropolitana de Buenos Aires composta …

Londres

Enquanto o Censo Britânico de 2001 enumerava apenas 8 mil brasileiros morando em Londres, estimativas não oficiais punham este número entre 15.000 e 50.000 (Cwerner, 2001). Hoje, organizações brasileiras baseadas em Londres estimam que…

Brasileiros nos EUA e em Massachusetts

Este documento é patrocinado pelo Instituto Gaston e pelo Instituto Diaspora Brasil (IDB). Ele atualiza o relatório ‘Brasileiros nos EUA e em Massachusetts: Um Perfil Demográfico e Econômico’ publicado em 2007 por Álvaro Lima e Carlos Eduardo Siqueira.

As comunidades imigrantes…

Brasileiros na Itália

A imigração brasileira para a Itália tem raízes históricas. Na primeira metade do século XIX, o Brasil foi pressionado pelo Reino Unido para acabar com o tráfico de escravos criando uma crescente escarces de mão-de-obra nas zonas de expansão cafeeira. A primeira medida adotada pelos senhores do café …